sábado, 23 de junho de 2007

A Estética e o Belo






Etimologicamente essa palavra de origem grega “Estética” significa sensação . Seria uma espécie de filosofia que se dedica ao estudo de uma teoria geral da sensibilidade . Assim, muitos a conceituam hoje, focando em seu objeto, como sendo a ciência do belo ou a filosofia da arte, ficando dessa forma o objeto da Estética sendo portanto o “Belo” .
E eis aí outro problema , o que é o Belo? . Para Platão o Belo é a verdade, já que para o filósofo grego afirmava ser o Belo o esplendor da verdade . Mas esse conceito ainda denota uma precariedade , pois ficamos de ante de mais uma interrogação, o que é a verdade?-Deixemos essas questões de verdade para um outro encontro - sendo importante mesmo é saber que o conceito de belo não se exaure em entendê-lo somente como a verdade .
Para outros o Belo é o que agrada, pois para os teóricos sensoriais , aquilo que causa sensação aos sentidos é belo . Mas esse raciocínio não enumera toda a gama de possibilidade de tudo que pode ser belo, pois muitas coisas na vida são agradáveis aos sentidos mas não são belas .
Uma teoria denominada moralista ou ética conceituava o Belo como sendo o bem . Entretanto cumpre esclarecer que vamos navegando por entre conceitos, e quanto a essa teoria cabe destacar que o objetivo do artista é criar o belo e não pregar o bem . E esses conceitos de bem e Belo não se confundem e nisso os moralistas também não completam o conceito de Belo . Mesmo assim todas as nossas informações(circunstâncias) lenvantadas servem para que nos encaminhe ou de um norte ao tema centro que é a Estética e como consequência o Belo .
Assim enquanto o homem esclarece ao longo do tempo o aspecto da Estética vai também ao longo da jornada de vida conceituando o Belo de acordo com seus ângulos , como bem fez Aristóteles no capitulo VII de poética . Lá dizia ele que : “O Belo consiste na ordem e na grandeza”.
Para boa parte dos doutrinadores a fundamentação que consegue consagrar esses estudos do Belo e da Estética, reside no seguinte enunciado “A educação do gosto é possível pelo estudo da Estética, que é a base teórica e filosófica do Belo, é pela apreciação do das obras de valor artístico , que sedimenta , na prática, o aperfeiçoamento do gosto”.
Por isso é fácil para um Europeu ser catalogado como "apreciador de arte por natureza" , ele foi educado para olhar com visão . Um pobre Africano tem seu olhar voltado na maioria das vezes ,única e exclusivamente para a sobrevivência, não lhe sobrando um mísero tempo para aperfeiçoar sua sensibilidade com a educação que também deveria merecer mas não tem !







* Essas obras são da autoria de Francisco José de Goya y Lucientes . O 1 º é a Maja vestida enquanto que 2º quadro é a Maja nua . Ambos os quadros estão atualmente no Museu Del Prado, na Espanha .

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, caro Bucentauro! Em primeiro lugar, excelente texto! Boa dica para refletirmos a respeito dos padrões impostos culturalmente e que, muitas vezes, interferem em nossas vidas de maneira perigosa (vide a "ditadura da magreza" e a conseqüente onda de anorexia). Muito bom! Também quero aproveitar para dizer que você pode ficar tranqüilo, pois estou selecionando vídeos de músicas nacionais para postar no novo blog. Só não o fiz ainda por dois motivos: 1) estou postando vídeos que, além da música, transmitam boas informações através das imagens também, ou seja, há o aspecto semiótico, usado no cinema, e que pretendo explorar. 2) Nesse sentido, as produções nacionais ainda são muito carentes. E encontrar as que vão de encontro com esse propósito no YouTube tem sido complicado. Mas estou lá, garimpando, rs. Esses 5 primeiros vídeos são o "pontapé incial" do projeto, que deverá englobar trabalhos que considero de primeira grandeza, independentemente de sua origem. "Tudo vale a pena se a alma não é pequena". Grande abraço!