sábado, 11 de agosto de 2007

Há tão somente 40 anos .

Trechos do Diário de Che na Bolívia . E em um desses últimos trechos escritos e sob o qual se tem acesso após a edição de cortes feito pela CIA(Central de Inteligência Americana), vê-se de forma evidenciada a sensibilidade de Guevara em um dos momentos mais difíceis de sua vida.
08 de agosto de 1967 – “À noite reuni todo mundo, fazendo o seguinte desabafo : Estamos numa situação difícil ; o Pancho se recupera, mas eu sou um trapo humano, em alguns momentos chego a perder o controle; isso se modificará mas a situação deve pesar exatamente sobre todos e quem não se sinta capaz de vencê-la deve dizer logo. É um momento em que tomar decisões grandes; esse tipo de luta nos da a possibilidade de nos converter em revolucionários, o escalão mais alto da espécie humana. Mas também nos permite nos graduar como homens, os que não possam alcançar nenhum desses estágios devem confessá-lo e deixar a luta. Todos os cubanos e alguns bolivianos afirmaram querer seguir até o fim.”






09 de agosto "Lancetaram o tumor no calcanhar, e consigo apoiar o pé, ainda que muito dolorido; e tenho febre .






*Continua...






Um comentário:

Bucentauro disse...

O livro que Ernesto Guevara lê na foto é da autoria de Goethe, com um esforço visual da para perceber .Isso é bom para provar a certas pessoas que Che era também intelectualizado , mas se ainda quiserem tratá-lo como mero sanguinário podem ate ter argumentos , pero ignorante jamás !!