sexta-feira, 1 de maio de 2009

CONSCIÊNCIA


Segundo o dicionário Aurélio que traz 5 definições sobre o termo, a mais interessante seria a classificação de consciência como “um atributo pelo qual o homem pode conhecer e julgar sua própria realidade.”

A própria condição humana demanda consciência. Uma consciência de existir, de saber que ocupa um lugar no espaço e exercer uma atividade em realidade espacial que reclama cada vez mais consciência. René Descartes resumiu bem esse pensamento quando disse: “Penso, logo existo !”

Estar ou ser consciente também provoca uma reflexão. Estar consciente do seu papel como cidadão implica em ir as urnas e votar em determinado candidato ou partido. Já ser consciente sobre o seu papel de cidadão implica em necessariamente cobrar de seu escolhido durante todo tempo do mandato que você o outorgou uma postura condizente com suas promessas.

A consciência rege tudo e até sua falta influencia a regência do mundo. O sentir consciente, a ação consciente, o viver consciente tudo reclama e exige um tipo de consciência que se relaciona com uma capacidade inerente a realidade. A. Camus traz aquela que deve ser a consciência do homem que pretende encontrar o absurdo, dizendo : “Buscar o que é verdadeiro não é buscar o que é desejável.” eis a consciência com qual o autor nos faz refletir.

Estaríamos conscientes do mal que praticamos mesmo quando o justificamos? O Behaviorismo pretende em nome da ciência justificar. Watson, exemplo fiel de um típico behaviorista, entendia que o comportamento era a única finalidade com que a psicologia deveria se preocupar. Para o mesmo, encontrar soluções que inibissem a consciência era encontrar a resposta ideal que justificasse sua premissa sobre o papel definitivo que a psicologia tem como ciência. O próprio método experimental foi desenvolvido com o propósito de reter a consciência objetivando com isso determinar o comportamento.

O papel consciente do homem lhe permite pensar (ou achar que pensa), pensando o homem é capaz de praticar seus acidentes num tempo e espaço alterando, criando ou modificando sua realidade. Na consciência reside a forma pelo qual o homem se torna senhor de suas atividades e até senhor das atividades alheias ou por que não vítima de sua consciência e da consciência alheia..enfim. Mas a consciência pode ser forte ou frágil e saber qual é a que pertence a cada indivíduo é uma pergunta sem resposta imediata, pois até que se prove tudo é apenas mera especulação. Até que ponto uma pessoa é capaz de suportar a tortura para defender um ideal ?