sábado, 26 de janeiro de 2008

Um breve comentário biográfico sobre Freud


Sigismund Schlomo Freud, nascido em 06 maio de 1856 na então Moravia (atual Checoslovaquia) tem uma das biografias mais interessantes de todos aqueles que foram ícones no século 20 . Freud , cujo nome foi abreviado em 1877 para Sigmund Freud, viveu em Viena, Áustria, até 1938 . Entre suas obras mais favoritas estão as leituras de Shakespeare e Goethe .
Como acadêmico de medicina já na Universidade de Viena, desenvolveu diversos projetos entre eles estudos relacionando o sistema nervoso central e mais tarde já formado , 1881, desenvolveu pesquisas onde o objeto de estudo era a cocaína .
Visando se especializar mais, foi à Paris atuar com Jean Charcot que era um psiquiatra francês donde seu método de clinicar era baseado na Hipnose. Divergências a parte Freud Rompeu com Charcot por acreditar que os problemas psicológicos não estavam associados com doenças físicas dos pacientes. Outra associação que Freud teve foi com o médico Vienense Breuer . Esse médico utilizava-se do método catártico que se fundamenta na cura pela fala, ou seja, os pacientes ficavam curados dos seus sintomas falando de si mesmos , nesses conversas sobre si Freud observou que no sono hipnótico os pacientes diziam certas palavras de maneira diferente das que diziam outras, isso o levou a concluir que essas palavras ditas de modo mais forte e diferenciado eram palavras cuja carga emocional era maior e que por isso tinham um significado mais íntimo com o problema sob o qual a pessoa se apresentava.
Em 1900 lança o livro mais importante de sua carreira “A interpretação dos sonhos” ( Die Traumdeutung) , esse livro tinha na verdade data de 1899 porém Freud queria associar a chegada do novo século com suas as inovações revolucionárias sobre o inconsciente . O livro teve 500 exemplares publicados e fato interessante é que essa pouca quantidade de publicações levou 10 anos para ser vendida . Isso mostra a pouca velocidade devido a resistência contra suas idéias para absorção das teorias desenvolvidas por ele . A Áustria era muito conservadora e isso foi um óbice ao reconhecimento de suas idéias .
Em 1901 Freud é nomeado como professor da universidade de Viena . Em 1902 convida um grupo de amigos e estudiosos a discutirem idéias que eram desenvolvidas e dar opiniões , fazer criticas...(era a sociedade das quartas feiras) Por volta do ano de 1906 pessoas mais ligadas a Freud e o próprio fundam a associação psicanalítica de Viena . Freud Também institui um pequeno grupo de seguidores responsáveis por manter a idéia original de psicanálise , esse grupo recebe o nome de “comitê” e seus membros são agraciados com um anel talhado especialmente e entregue por Freud . A idéia de Freud era defender as concepções da psicanálise contra eventuais distorções ou perseguições. Por isso convidou pessoas de vários países para se juntarem a ele, assim a questão maior da ciência psicanalítica não seria alvo de críticas anti semitas . Importante lembrar que Freud era judeu e como responsável pela criação da psicanálise naturalmente seria investigado e perseguido .
Durante o período da ascensão de Adolf Hitler com o terceiro Reich iniciado em 1933 as perseguições se concretizaram . E a própria filha mais nova, Ana Freud, foi investigada pela gestapo e interrogada durante todo um dia sendo obrigada a falar sobre o pai e suas atividades . Com o passar dos anos Freud se viu acamado diversas vezes, justamente por que contraíra câncer de boca em (1923) e as 33 cirurgias a que passou o debilitavam muito, mesmo assim mantinha-se lúcido e recebia os amigos mais íntimos para discutir sobre os rumos da investigação psicanalítica . Com Hitler a perseguição a judeus se intensificou e aos campos de concentração muitos judeus foram enviados, temendo isso, pessoas próximas a Freud e com influência na política conseguiram um salvo conduto que permitia levar o pai da psicanálise da Áustria para Londres e com isso não ser perseguido . Esse salvo conduto deve-se as interferências da Corte real da Áustria e a Benito Mussolini que conseguiram junto a Adolf Hitler essa permissão para Freud, sua mulher e filhos . O mesmo não aconteceu para suas irmãs que mesmo tendo por volta dos 80 anos foram todas deportadas para campos de concentração e morreram por lá .
Já em Londres morreu aos 83 anos no dia 23 de setembro em 1939 .



Outras obras da autoria de Sigmund Freud :

*Psicopatologia da vida cotidiana (1904)

*Institntos e suas vicissitudes (1915)

*Introdução geral à psicanálise (1917)

*Novas lições introdutórias sobre psicanálise (1933)

*Esboço de psicanálise (1940)


Incluíndo obras póstumas são ao todo 24 volumes .