sábado, 26 de maio de 2007

O que revelam os mitos?



Antes de saber sobre o que de fato revelam os mitos cumpre destacar que existem outras concepções que nos ajudam a entender melhor sobre os próprios mitos . Assim entender sobre o que significam “histórias verdadeiras” e “histórias falsas” nas sociedades onde o mito ainda se encontra vivo é importante , pois para as sociedades indígenas, por exemplo, todo o início da simbologia passada aos curumins (crianças) e mulheres pelos homens e mais velhos começava nessa diferenciação que por sinal revela um aspecto didático útil para a sobrevivência do próprio mito .
Seriam assim “histórias verdadeiras” os fatos narrados onde tratassem da origem do mundo, seus protagonistas se são entes divinos ou sobrenaturais bem como celestiais ou astrais . Um bom exemplo seria a narrativa onde um protagonista era um jovem de origem humilde e que se tornou redentor livrar seu povo da submissão lutando bravamente e etc...
Ao contrário disso tem-se nas “histórias falsas” a presença de certo conteúdo profano como por exemplo às proezas nada edificantes do Coiote que é retratado como o espertinho trapaceiro sendo assim um tratante consumado pela sua arte de enganar .
Mas para que serve os mitos ou o que revelam os mitos?
Muito embora sejam verdadeiras ou falsas há de se notar que em ambos os casos estamos sempre diante de histórias e que as mesmas servem para relatar os eventos ocorridos e por conseguinte e natural a toda história transmitir uma mensagem .
Mas a mensagem para ser completa precisa ser bem elaborada e os mitos não narram apenas a origem dos mundos de forma direta, eles narram também como o mundo se tornou no que é hoje, ou seja, todos os acontecimentos primordiais que geraram influência no homem ensinando-lhe de tal forma a ação e reação através dos exemplos principalmente naturais são contados .
Dessa forma nos locais onde ainda vive o mito considera-se que “o homem tal qual é hoje é o resultado direto daqueles eventos míticos é assim sendo assim constituído por aqueles eventos” Esse corte da autora Mircea Eliade resume bem toda essa simbologia. Afinal se os Deuses por ventura não o ensinassem a arte de existir eles seriam como pedras inertes no tempo e espaço e assim o ser homem não seria mortal vivendo indefinidamente sem propósito de ação relevante como uma pedra .

sábado, 12 de maio de 2007

Dignidade da pessoa Humana


Antes de entendermos sobre dignidade da pessoa humana vale ressaltar o que são os chamados “Direitos humanos” ; e o conceito dele em linhas gerais compreende a qualificação que deve ser considerada de cunho fundamental para qualquer sociedade . Assim posso dizer a vós que a expressão “Direitos humanos” fundamenta tudo o quanto que é indispensável de proteção para nosso bem no meio social .
Entender esse mecanismo de nossa criação é voltar os olhos sobre nós mesmos como pessoa e refletir sobre nosso papel dentro da atividade humana , ao qual gerenciamos e somos gerenciados enquanto partícipes de nossa sociedade a fim de que possamos combater nossas fraquezas e apurarmos nossa sensibilidade humana para desenvolvermos de maneira coletiva o bem de todos sem distinção nenhuma . Mas por que são considerados Fundamentais ? Bem , esse termo consegue com propriedade sintetizar de forma fiel todo nosso anseio pelo qual como seres humanos que somos vamos precisar no exercício da vida em conjunto . O que é fundamental para nós compreende todas as condições mínimas úteis à humanidade assim como os benefícios pelo qual vamos fazer uso em nossa vivência e que de tal sorte precisam também ser reconhecidos e garantidos , dessa forma a esse conjunto de garantias é que se nomeia “Direitos Humanos” .
Dentro do rol de Direitos humanos destaca-se a “Dignidade da pessoa Humana” . E é fácil falar em dignidade no Brasil afinal maus exemplos temos muitos , o que é bom uma vez que nos ajuda a ver como não devemos ser , mas extremamente difícil é praticar nesse nosso cenário a dignidade . Com isso Dignidade será o respeito que vamos todos praticar a fim de que nossa qualidade de Humanos nos faça uma pessoa melhor com uma sociedade mais justa . Melhor aqui não é sinônimo de bom , samaritano , indulgente...etc , mas sim Humano no sentido de que nossas atitudes derivam de razão para compreender o próximo e praticar ou ensinar a praticar tudo o que é de útil a nós mesmos como signatários de um mundo só . Lembra o contrato Social do mestre J.J Rousseau mas lá se cede parcela de liberdade , aqui se cobra parcela de razão e bom senso .
Por isso mesmo com todas as nossas diferenças devemos nos empreender a entender o próximo , mesmo que o próximo seja também um criminoso , pois nele antes de criminoso existe uma pessoa e que seu ato danoso para a sociedade vai ser sim punido mas com uma punição digna (em tese) , pois mesmo ele que foi contra a coletividade- em proteção aos seus bens- é também como já dissemos um ser humano . É de consenso que a forma de punição na sociedade moderna seja a das vias jurídicas por meio de seus mecanismos de ordem penal (principalmente) e é de lá que vos trouxe hoje esse tema sobre Dignidade da pessoa Humana , pois essa é uma construção que devemos sempre frisar principalmente na prática de nossas ações . Alguém precisa ser Humano no meio dos humanos .

Não Compreende atos de Dignidade Humana a prática de :
* Tratamento desumano ou degradante
* Penas Perpétuas
* Torturas
* Penas de Banimento ou cruéis
* Trabalhos forçados ou escravos

Afirma Ferrajoli , Luigi em Direito e Razão “Um Estado que mata , que tortura , que humilha um cidadão não só perde qualquer legitimitade , senão que contradiz sua razão de ser , colocando-se no nível dos mesmos delinqüentes .”

sábado, 5 de maio de 2007

Por Trás do "por trás das grades"

“Tudo é prisão em torno de mim ; acho-a sob todas as formas , tanto nos homens , como nas grades ou nos ferrolhos . Esta parede é a prisão de pedra ; esta porta é a prisão de madeira ; estes carcereiros são a prisão em carne e osso . A prisão é uma espécie de ser horrível , completo , indivisível , metade casa , metade homem . Eu sou a sua presa ; ela esconde-me , enlaça-me nas suas dobras , encerra-me sob suas muralhas de granito , prende-me com suas fechaduras de ferro e vigia-me com seus olhos de carcereiros .”
“[...] Agora tudo está acabado , bem acabado .”
“[...] Agora louvado Deus , já nada espero !”

Trechos do livro Último dia de um condenado , cujo autor é Victor Hugo .

Penso eu como seria se ao invés da personagem do livro narrar o que sentia em uma prisão européia , narrasse o que sentia se estivesse preso , detido ou até mesmo condenado em uma prisão tupiniquim "made in Brazil", essas mesmas que ostentam em largas letras a mensagem “Segurança Máxima” . Acredito que no segundo dia já seria possível dizer : Máxima ? questionando e seguido de riso por entre lábios .
Isso se deve a uma fragilidade do sistema penitenciário Brasileiro , ou melhor , do sistema de acomodação brasileiro aonde alguns poucos se vêm em seus próprios lares e desfrutam de luxos que os pobres mortais honestos muitas vezes não podem ter .
*Prisão Militar do Ceará – Lá , presos militares encomendam mortes para que se eliminem provas e se arquive o processo por falta das mesmas .
*Prisão de segurança máxima de Bangu – Disponibilidade de linhas telefônicas de todas as operadoras e com serviços de recarga a base de trote-seqüestro e etc.. !




Assim as prisões tupiniquins poderiam ser reescritas pelo autor do livro como sendo :

“Tudo é prisão em torno dos que ficam fora dela (os honestos) , pois aqui não a acho sob nenhuma forma , tanto nos homens , como nos que pensam que aqui existem grades ou ferrolhos . Esta parede é a prisão de areia (se eu cavar consigo fugir) , esta porta é sempre aberta ; estes carcereiros são os mal pagos do Estado em carne e osso . A prisão é uma espécie de ser maravilhoso , completo , divisível (para pobres e ricos) , metade casa , metade homem . Eu sou seu gerente (mando e desmando ) , ela finge que me esconde , e enlaça-me com suas frágeis dobras , encerra-me com suas muralhas de corrupção , prende-me com suas fechaduras de chocolate e vigia-me com seus olhos de cegos .”
“[...] Agora tudo está confortável , bem confortável .“
“[...] Agora louvado Deus , tudo espero .“

Citações : “Eu vi a escada e subi ...fuga foi fácil e tranquila” (Roberto Aparecido Alves de Souza, o Champinha, de 20 anos acusado pela assassinato dos estudantes Liana Friedenbach, 16 e Felipe Silva Caffé, 19 )
: “Não me conformo com essa prorrogação, não há nenhuma necessidade. A investigação pode ser feita independente da privação de liberdade. Essa é uma punição desnecessária”, (Advogado Nélio Machado cujos clientes inofensivos são somente o presidente das Ligas Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa), Ailton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães, e o desembargador federal do Rio de Janeiro, José Ricardo de Siqueira Regueira)